O mais belo da vida de um Arauto

Por que os Arautos do Evangelho amam o que fazem e deixam tudo o que têm – casa, família, trabalho – para viverem em comunidade, seguir uma regra e dedicar-se por inteiro à glória da Santa Igreja Católica?


Vida dedicada a Deus
Como Arauto muitas vezes ouvi esse tipo de pergunta, à qual costumam somar-se ainda outras:

“Arautos não se casam?”; “Não querem ter dinheiro? Levar sua própria vida?”; “Não podem dar um fugidinha aproveitar o mundão?”.

Pessoas de índole religiosa, ou que ao menos procuram levar uma vida conforme os mais básicos princípios morais, tem admiração e procuram se informar com seriedade sobre essa obra, que por sua integridade tanto chama a atenção.

Enquanto pessoas levianas ou pouco idôneas costumam dizer “Que desperdício!”. Estas acreditam ser loucura esse modo de viver, e que um arauto desperdiça o melhor de sua juventude em vez de aproveitar a vida.

Não estou glosando fatos! Isso eu mesmo ouvi quando saia portando uma grande cruz ao peito pelas inúmeras cidades do nosso Brasil, e ouvi muitas vezes…

Mas o arauto tem muito presente que quem se dedica a Deus não deve viver para si mesmo, que não esta “desperdiçando” sua juventude. Sabe que seu fim último, sua vocação, o carisma que emana de seu Fundador e que deve reger suas atitudes, e seu modo de ser, orientando sua vida para o convívio eterno com Deus é muito maior que uma simples vivência mundana, na qual se busca apenas o prazer carnal e a estabilidade terrena, que terminam abaixo de sete palmos de terra.

O Arauto busca o Céu.

O Fundador, homem inspirado pelo Espírito Santo.

Deus inspira o coração dos Fundadores, para que indiquem os caminhos de Deus, habitualmente contrários às vias do mundo ou do lado humano da Igreja, quando estes se equivocam. Por isso as ordens religiosas, principalmente durante a vida de seu Fundador, costumam ser perseguidas e caluniadas pela ordem civil e até mesmo por padres, freiras e, às vezes, altos cargos da Igreja.

Mas o Divino Espírito Santo age diretamente no Fundador, pois por sua vida, pensamento e modo de ser, ele deve indicar o caminho, mostrar os rumos e apontar os erros de sua época.

É muito comum que os Fundadores sejam dotados de dons místicos, dados por Deus, para discernir o erro e evidenciar a verdade. Isso nos comprova a vida de São Francisco, São Domingos, Santo Inácio, São Bento, São João Bosco e em todos os demais santos e santas que foram Fundadores.

A força de um Arauto

É, portanto, na ação do Divino Espírito Santo que um Arauto do Evangelho encontra as forças necessárias para contra toda a crítica, toda calunia e ódio, cumprir integralmente o seu chamado.

Os Arautos amam o que fazem e deixam tudo o que têm, por que seu olhar está posto no que há de mais belo na vida de um Arauto do Evangelho: viver inteiramente por um ideal. Ideal tão alto que toca em Deus: a glória da Santa Igreja Católica aqui, nesta terra. Isso se dá agindo conforme o modo de vida e o carisma inspirado pelo Espírito Santo na alma de seu Fundador.

Viver por um ideal conforme o carisma de seu Fundador é o que caracteriza um religioso.

Quando vemos um bom religioso Franciscano, que realmente segue seu carisma, pensamos: ele se parece com São Francisco!Ao nos depararmos com um Dominicano fervoroso vemos que ali está a pessoa de São Domingos. Assim quando alguém vê um membro da família Arautos íntegro, que segue o carisma da fundação, vê outro João. Podemos então afirmar que onde está um arauto fiel está o próprio Fundador.

Anúncios

Um comentário em “O mais belo da vida de um Arauto

  1. Republicou isso em Na Onda Certae comentado:
    Você não tem um rumo na vida!… Então dá uma olhadinha neste post! Maravilhoso. Mesmo jovenzinhos eles já sabem o rumo a tomar, tem honra do que fazem e não tem medo de enfrentar a maré!
    Esses já estão de ponta na onda certa…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s